Junior Campos Prado

Dicas

Empreendedorismo

ciclo da transformação
Aqui vamos falar sobre a visão empreendedora que o engenheiro precisa ter.

Na faculdade aprendemos muitos conteúdos, informações mas, e depois? Como organizar de forma estruturada e com clareza para colocar tudo o que aprendemos em prática? Normalmente, quando terminamos a faculdade, ingressamos logo para a prática se formos funcionários, mas caso partimos para nosso próprio negócio não são todos que tem facilidade em exerce-la, porque falta algo muito importante, a visão empreendedora.

Então, se você estiver se sentindo inseguro, não tem certeza de como é o dia-a-dia de um profissional de engenharia, é porque você não tem ainda a visão empreendedora e aqui passaremos muitas Indicações e informações úteis, pouco divulgadas, que são nossas Dicas para Empreender na Construção civil através do Desafio + 1%.

O QUE É VISÃO EMPREENDEDORA?

A visão empreendedora de dará condições de exercer todas as técnicas que você aprendeu na faculdade. E, para isso você precisa de uma visão ampla de como viabilizar cada trabalho seu, como um empreendedor.

O QUE PRECISAMOS ENXERGAR COMO UM EMPREENDEDOR

  1. → Projetos
  2. → Gestão de Obras
  3. → Marketing
  4. → Captação de Cliente (dar preferência ao que é viável para ele)
  5. → O dia a dia da obra, Experiência operacional
  6. → Ter uma Super Estratégia


A sabedoria do engenheiro empreendedor é entender a importância do que falta, principalmente se você é ou deseja ser um engenheiro autônomo e criar seu próprio negócio, para chegar na prática tendo sucesso, ganhando dinheiro e fazendo aquilo que seu cliente deseja e espera de você.

sabedoria
Nesta parte do desafio, estarei abordando sobre a teoria do 80/20, ou também conhecido como Pareto. É importante para você ser um engenheiro empreendedor 20/80, saber que há uma filosofia e uma estratégia para que a gente possa de fato, ter essa clareza para te levar a sabedoria, conhecimento da regra 80/20, para ser colocada em prática e ter sucesso.

FILOSOFIA: Passaremos uma ideia de conhecimento do todo, através do conhecimento focado nos 20% mais importante do todo. Isso te facilita a ter uma visão geral para que, conhecendo o mercado, as necessidades das pessoas da sua cidade, possa se posicionar pois, o posicionamento é importante que seja realizado após o conhecimento no mercado. Profissionais que se posicionam antes de obter esse conhecimento como, por exemplo, fazer obras comerciais sem ter necessidade das pessoas do teu local, muitas vezes não tem andamento.

ESTRATÉGIA: É pensar em como diminuir nosso sacrifício pois, o engenheiro empreendedor 20/80 é mais objetivo, indo direto ao que é mais importante. Então, tendo esse conhecimento focado nos 20% do todo, você vai diretamente no que há de mais importante ganhando tempo e dinheiro com mais tranquilidade.

O QUE É O PARETO OU A REGRA 80/20?

A regra 80/20 ou Pareto, é uma técnica utilizada que prevê 80% dos efeitos que surgem a partir do seus 20% de esforço dedicado ao trabalho. Ela também é bastante conhecida em obras, prevendo esses efeitos.

principio de pareto

Essa regra 80/20 funciona através das coletas de dados que identifique o problema. A partir disso, é analisar a situação do problema e se posicionar para que possa resolve-las.