Junior Campos Prado

Dicas

Empreendedorismo

ciclo da transformação
Aqui vamos falar sobre a visão empreendedora que o engenheiro precisa ter. Na faculdade aprendemos muitos conteúdos, informações mas, e depois? Como organizar de forma estruturada e com clareza para colocar tudo o que aprendemos em prática?
Normalmente, quando terminamos a faculdade, ingressamos logo para a prática se formos funcionários, mas caso partimos para nosso próprio negócio não são todos que tem facilidade em exerce-la, porque falta algo muito importante, a visão empreendedora. Então, se você estiver se sentindo inseguro, não tem certeza de como é o dia-a-dia de um profissional de engenharia, é porque você não tem ainda a visão empreendedora e aqui passaremos muitas Indicações e informações úteis, pouco divulgadas, que são nossas Dicas para Empreender na Construção civil através do Desafio + 1%.

O QUE É VISÃO EMPREENDEDORA?
A visão empreendedora de dará condições de exercer todas as técnicas que você aprendeu na faculdade. E, para isso você precisa de uma visão ampla de como viabilizar cada trabalho seu, como um empreendedor.

O QUE PRECISAMOS ENXERGAR COMO UM EMPREENDEDOR

  1. → Projetos
  2. → Gestão de Obras
  3. → Marketing
  4. → Captação de Cliente (dar preferência ao que é viável para ele)
  5. → O dia a dia da obra, Experiência operacional
  6. → Ter uma Super Estratégia
A sabedoria do engenheiro empreendedor é entender a importância do que falta, principalmente se você é ou deseja ser um engenheiro autônomo e criar seu próprio negócio, para chegar na prática tendo sucesso, ganhando dinheiro e fazendo aquilo que seu cliente deseja e espera de você.

sabedoria
INTRODUÇÃO
Nesta parte do desafio, estarei abordando sobre a teoria do 80/20, ou também conhecido como Pareto. É importante para você ser um engenheiro empreendedor 20/80, saber que há uma filosofia e uma estratégia para que a gente possa de fato, ter essa clareza para te levar a sabedoria, conhecimento da regra 80/20, para ser colocada em prática e ter sucesso.
 
FILOSOFIA: Passaremos uma ideia de conhecimento do todo, através do conhecimento focado nos 20% mais importante do todo. Isso te facilita a ter uma visão geral para que, conhecendo o mercado, as necessidades das pessoas da sua cidade, possa se posicionar pois, o posicionamento é importante que seja realizado após o conhecimento no mercado. Profissionais que se posicionam antes de obter esse conhecimento como, por exemplo, fazer obras comerciais sem ter necessidade das pessoas do teu local, muitas vezes não tem andamento.

ESTRATÉGIA: É pensar em como diminuir nosso sacrifício pois, o engenheiro empreendedor 20/80 é mais objetivo, indo direto ao que é mais importante. Então, tendo esse conhecimento focado nos 20% do todo, você vai diretamente no que há de mais importante ganhando tempo e dinheiro com mais tranquilidade.

O QUE É O PARETO OU A REGRA 80/20? A regra 80/20 ou Pareto, é uma técnica utilizada que prevê 80% dos efeitos que surgem a partir do seus 20% de esforço dedicado ao trabalho. Ela também é bastante conhecida em obras, prevendo esses efeitos. Essa regra 80/20 funciona através das coletas de dados que identifique o problema. A partir disso, é analisar a situação do problema e se posicionar para que possa resolve-las.
principio de pareto
Princípio de Pareto
O engenheiro empreendedor precisa enxergar cada projeto e obra como um empreendimento. Com isso, precisamos nos enxergar como um grande vendedor, transmitindo para os que tem interesse (futuros clientes) em adquirir nossos serviços. Para que isso ocorra precisamos demonstrar postura de vendedor. Nós, engenheiros, precisamos vender um projeto e uma obra que ainda será realizado. Isso gera uma grande dificuldade para qualquer vendedor. Por isso, precisamos:

  • → Contar uma história como divulgação;
  • → Demonstre conhecimento, responsabilidade, segurança;
  • → Tenha comunicação clara e postura;
  • → Cuide de sua apresentação;
  • → Tenha visão empreendedora;
  • → Cada cliente tem sua necessidade;
  • → Entender que na comunicação 7% são os conhecimentos e 93% é a forma como você vai se comunicar com seu futuro cliente.
  •  
    O engenheiro empreendedor que tem esse conhecimento do que é mais importante, acelera seu processo para ter resultados mais rápidos.

    Como já colocado, durante a faculdade temos o crescimento linear, ou seja, se eu obter 50% de conhecimento, terei 50% de resultado com, por exemplo, nas provas. Já na prática, se seguirmos esse processo de crescimento linear para que tivéssemos resultados satisfatórios, teríamos que saber 100% de tudo, e isso é impossível.

    Por esse motivo utilizamos a regra 80|20, pois se você focar naqueles 20% do todo que tem mais importância terá um efeito de 80%, sendo emitido um processo muito mais rápido.

    Para que você conquiste seu cliente é muito importante que se pareça com ele para entrar em sintonia. Para isso, precisamos da seguinte estratégia:

    →Tenha empatia;
    → Ouça muito seu cliente para saber dos seus gostos e necessidades;
    → Saiba como ele faz as coisas (trabalha em um local e mora em outro, gosta de ir em clubes…);
    → Sabia dos lugares que seu cliente frequenta.

    Esses são alguns pontos para que você possa desenvolver um projeto que entre em sintonia com seu futuro cliente.

    Há várias habilidades que podemos ter. Elas podem ser as que geram resultados ou aquelas que são apenas um passo para que depois tenhamos sucesso e resultados. Portanto os 2 tipos de habilidades:

    Habilidade de sobrevivência;

    → Faculdade → Cursos

    Habilidade de sucesso.

    → Por em pratica
    → Construir
    → Projetar para um cliente
    → Transformar a vida de alguém

    A habilidade de sobrevivência faz com que você tenha o primeiro passo para depois agir, onde você se prepara e se dá a condição de enxergar o caminho. Já a habilidade de sucesso é aquela na qual você realmente aplica na pratica seus conhecimentos, enxergando o todo com uma visão empreendedora.
    Tudo na vida é cíclico assim como na nossa vida
    profissional Crescer e ter Sucesso para facilitar e
    entender melhor criei o Ciclo da Transformação:

    → Planejar:
    (Metas estabelecendo o passo a passo para chegar lá).
    → Conectar: (Ter relacionamentos e criar parceiros).
    → Executar: (Colocar em prática).
    → Crescer: (Obter casos de Sucesso).
    → Transformar: (Tornar outra pessoa mais segura e realizadora).
    → Sucesso: (Reconhecimento financeiro e criar autoridade).
    → Estagnar: (E agora, atingi meu objetivo? Buscar novos objetivos). → Objetivo: (Ser profissional se sucesso na construção civil, por exemplo).
    → Preparação: (Estudar os conteúdos que ajudarão a atingir o objetivo).
    Autoconfiança: É importante ter uma mente forte, uma postura que transpareça autoridade perante as pessoas, com um olhar confiante, sempre acreditando no que você quer para manter o foco.

    Tendo essas condições, chegou a hora de planejar suas ações para agir com o seu máximo, para que não haja a improvisação, pois o melhor discurso de improviso é aquele que você planeja!

    Com tudo isso em mãos, tenha um modelo que tenha sucesso, alguém inspirador a você, alguém que você saiba que pode te estender a mão para te ajudar.

    INTRODUÇÃO
    Vamos falar sobre metas? Para falarmos a respeito de metas, precisamos pensar em planejamento, pois tudo em nossa vida precisamos fazer um planejamento para evitar erros, e nós engenheiro não é diferente. Quando fazemos um projeto, por exemplo, estamos fazendo um planejamento para a futura obra surgir com qualidade, evita possíveis erros, diminuindo retrabalho, pois estaremos focados na visão futura- como será a obra e o que deixarei no projeto para facilitar a construção.

    ANALOGIA:
    Para entender melhor como alcançar as metas, objetivos, vamos fazer uma analogia da leitura de livros. Vamos imaginar que você tem 12 livros para ler em 1 ano, logo você irá planejar como será essa leitura, por exemplo, se você ler 1 livro por mês, fazendo a leitura durante meia hora por dia, você lerá os necessários 12 livros no ano. É desse modo que devemos fazer em nossa vida, ter um objetivo e planejar para que você possa alcançar suas metas.
    É importante ressaltar que essas metas está ligada ao grande desafio que você fará com você mesmo.


    POSICIONAMENTO

    → Na sua divulgação através de conteúdo.
    → Criar autoridade.
    → Criar reciprocidade ou seja, dar mesmo antes de receber.

    OBJETIVO NA ÁREA DE ATUAÇÃO.

    → Objetivo: Criar Autoridade, ser o número 1.
    → Paixão, Habilidade, Demanda o Relacionamento com público alvo.

    ATENDIMENTO

    →Perguntar e ouvir.
    →Plano de necessidades.
    →Apresentação portfólio.


    → Enxergar o que as Pessoas Necessitam.
    → Criar Produto ou Serviço Conhecimento é contínuo.
    → Apresentar Para seu Potencial Cliente.
    → Saber Valorizar.

    → Posicionamento.
    → Estratégias de Marketing.
    → Maneiras de Divulgar.
    → Como Você Funciona.
    → Elaborando Metas.
    → Composição de Resultados.
    → Como o cliente Funciona.
    → Conexão e Conquista.