Junior Campos Prado

Empreendimento Comercial

Tornar o setor comercial e de serviços mais atraentes, na região central da cidade, envolve uma série de mudanças viáveis, discutidas entre sindicato, Poder Público e Conselho de Desenvolvimento do Município. Conversei com o empresário José Roberto Pena que sugere alterações para valorizar o local, proporcionando conforto e tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de negócios.

Valorizar o comércio dos diferentes pontos da cidade, respeitando suas diferenças e necessidades, é um desafio necessário para o desenvolvimento do setor. O empresário José Roberto Pena, e há quinze anos presidente do Sincomércio de Jaú e Região, acredita que a atividade comercial está entre as mais importantes do município. Para ele, o setor de comércio e serviços é a porta de entrada para quem está começando.

O setor tem papel social relevante porque tem facilidade em empregar mão
de obra não tão especializada e acaba se destacando por ser a opção de
primeiro emprego para muita gente”, diz.

 Como parte da revitalização, a construção de calçadões, verificada em alguns municípios, é indicada somente para locais onde há intenso fluxo de consumidores, o que não se aplica atualmente à região central.

Para Pena, o ideal é aumentar o tamanho das calçadas, torná-las ecológicas, proporcionar mobilidade urbana com o estreitamento das esquinas, fazer instalação de gradis – por questão de segurança, construir floreiras e colocar lixeiras, além de efetivar o funcionamento adequado da zona azul.

Além disso, um estudo sobre os imóveis considerados patrimônios históricos e as adaptações neles exigidas também são revistas pelo conselho. A intenção é haver um equilíbrio entre a preservação e a utilidade desses imóveis.

Empresário e Administrador de Empresas José Roberto Pena

Particularidades

Para o sindicato, o grande desafio é atender todos os polos comerciais do município. Shopping de lazer, de calçados, galerias, centro comercial (bancos e serviços) e avenidas que estão ampliando o comércio têm necessidades
diferentes.

São visões e interesses diferentes. Nosso papel é agradar à maioria e dar
identidade, dar vida e valorizar cada setor. Com isso, conseguiremos vender a imagem, onde todos saem ganhando, mesmo com percepções, habilidades e
necessidades diferentes“.

 O turismo, outro setor que vem ganhando importância nas cidades, abrange tanto o setor comercial, setor histórico, construções consideradas de relevância histórica, além do turismo ambiental e o gastronômico.


Outro ponto favorável para a economia é a decorrente localização geográfica envolta por importantes e estratégicas rodovias além da segurança.

Gerente de cidade

No contraponto dos itens favoráveis, está, na opinião de Pena, a característica ainda conservadora no que se refere à visão empreendedora.

Verificamos uma visão um pouco tendenciosa relacionada à política. Temos
dificuldade para eleger um deputado, e isso nos faz falta. Perdemos com isso e
acabamos reféns de deputados que vêm de fora e que não nos dão o respaldo
adequado”.

A falta de continuidade   em projetos que beneficiariam a população é, na visão do empresário, algo que dificulta o desenvolvimento do município. Na gestão do atual prefeito, segundo Pena, muitos pontos estão sendo revistos. O empresário também acredita que a criação do cargo de gerente de cidades seria de fundamental importância.

Em muitos municípios a experiência de se ter um gerente de cidade é positiva.
Seria uma pessoa qualificada e independente da política”, comenta.

Muitas cidades do Canadá e dos Estados Unidos possuem este cargo desde meados do Século XX. Pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da Unicamp, em 2003, destacou que, dos 5.561 municípios do país, apenas 30% seriam bem administrados. O critério utilizado foi contábil – quando a receita tributária é suficiente para pagar as contas e investir em obras.

A falta de continuidade em projetos que beneficiariam
a população é, na visão do empresário,algo que
dificulta o desenvolvimento do município.

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