Junior Campos Prado

logo

19/01/2022

Luz Natural

A utilização de brises e pergolados permite a entrada sutil da iluminação natural em ambientes específicos.

Estruturas de vidro são uma ótima opção para residências, imóvel comercial ou corporativo. As mais comuns são as janelas, portas e tetos.

Em sacadas, fachadas e coberturas, o vidro refletivo é muito usado, pois devido às suas características – possui camada metalizada aplicada em uma das faces dos vidros, por meio de vácuo – diminui em até 80% a passagem de calor para o ambiente.


Ambiente Externo Aproveitando
a Luz Natural

Engenheiros e arquitetos apostam em iluminação natural em todos os tipos de construções. As alternativas são diferentes e variam desde vãos com ou sem coberturas especiais, utilização de telhas de vidro, esquadrias de alumínio com vidros, brises, projetos que viabilizem a utilização da iluminação natural adequada, finalidade e altura do ambiente.

Além de colaborar com a preservação ambiental – com menor gasto de energia elétrica, traz conforto, qualidade de vida, novas plásticas e volumetria.

A construção da casa ideal envolve uma série de fatores que podem incluir a memória da infância, a escolha do estilo, ambiental é uma rotina para os responsáveis.

Engenheiros e arquitetos apostam em iluminação natural em todos os tipos de construções. As alternativas são diferentes e variam desde vãos com ou sem coberturas especiais, utilização de telhas de vidro, esquadrias de alumínio com vidros, brises, projetos que viabilizem a utilização da iluminação natural adequada, finalidade e altura do ambiente.

Além de colaborar com a preservação ambiental – com menor gasto de energia elétrica, traz conforto, qualidade de vida, novas plásticas e volumetria. A construção da casa ideal envolve uma série de fatores que podem incluir a memória da infância, a escolha do estilo, a praticidade, a realização de uma extravagância, a opção pela simplicidade ou pela sofisticação.

Além de colaborar com a preservação ambiental –
com menor gasto de energia elétrica, traz conforto,
qualidade de vida, novas plásticas e volumetria.

Em todas elas, o conforto e a economia são levados em conta, e cada vez mais a preocupação com a preservação ambiental a praticidade, a realização de uma extravagância, a opção pela simplicidade ou pela sofisticação.

A iluminação natural entra como grande aliada nesse contexto. Ela é essencial para evitar o consumo elevado de energia elétrica, além de tornar os ambientes arejados, aconchegantes e trazer benefícios à saúde.

Um projeto de iluminação natural adequado começa pelo estudo do clima da região, quantidade de horas de luz por dia, orientação solar, como também a posição dos cômodos do Imóvel.

Isso ajuda a decidir qual será a direção das janelas e as estratégias para que se aproveite adequadamente a entrada de luz, sem que haja aquecimento exagerado do local. É importante também adaptar o projeto à rotina do morador.

Por mais iluminado que seja o ambiente, nada se compara ao bom uso da iluminação natural para trazer vida a qualquer projeto arquitetônico. 

No planejamento dos projetos, a iluminação natural é um elemento capaz de gerar melhor distribuição e fluidez do design aplicado.

Ela ajuda a dar destaque ao que é mais bonito e que merece ser valorizado. Realça formas, cores e características diferenciadas de um ambiente, como, por exemplo, um espaço onde haja a construção de um pé-direito alto, termo utilizado em arquitetura e engenharia relativo à altura do chão até o teto da  A utilização de brises e pergolados permite a entrada sutil da iluminação natural em ambientes específicos.

Estruturas de vidro são uma ótima opção para residências, imóvel comercial ou corporativo. As mais comuns são as janelas, portas e tetos.

Em sacadas, fachadas e coberturas, o vidro refletivo é muito usado, pois devido às suas características – possui camada metalizada aplicada em uma das faces dos vidros, por meio de vácuo – diminui em até 80% a passagem de calor para o ambiente.

Todo esse trabalho deve ser orientado por profissional competente, seja ele engenheiro ou arquiteto, pois é muito importante verificar a intensidade do sol naquele local para a escolha do vidro adequado.

Em divisórias de ambientes e revestimentos, o vidro temperado e o serigrafado (usado em revestimentos externos) são os mais indicados. Os vidros favorecem a passagem da claridade e tornam o ambiente clean.

A iluminação de ambientes pelo teto, por meio de telhados transparentes, por exemplo, faz parte da chamada iluminação zenital, utilizada principalmente em locais nos quais a iluminação elétrica não é tão eficaz.

Por mais iluminado que seja o ambiente,

nada se compara ao bom uso da iluminação natural…

Valorização

Uma das exigências a empresas que querem obter a certificação ISSO 14000, ou mantê-la, é apresentar medidas de eficiência e redução de consumo. O investimento em iluminação natural é um dos pontos importantes neste aspecto.

No planejamento urbano de diversos municípios há a exigência sobre o mínimo de insolação nas edificações, por ser importante para a qualidade do ambiente no que se refere a higiene e insalubridade.

As certificações levam esse item em conta e ajudam a qualificar o projeto e a obra.

A iluminação natural é um ponto positivo durante a avaliação e diferenciação de um imóvel, já que o custeio e a manutenção da propriedade serão menores – o que atrai investidores e clientes.

Saúde

A luz natural é um dos principais agentes ambientais que estimulam nosso relógio biológico. A iluminação presente em um ambiente afeta o entendimento do espaço e o comportamento das pessoas. 

Um ambiente fechado, sem janelas, e com iluminação artificial precária provoca fadiga visual, o que pode resultar em irritação e desconforto.

Uma das doenças influenciadas pela falta de luz natural, a SAD (Seasonal Affective Disorder) – é uma forma particular de depressão, e tem maior frequência em países do hemisfério norte, onde, no inverno, as noites são mais longas e os dias, curtos.

A carência de luz natural causa melancolia e redução de interesse pelas atividades cotidianas.

Em ambientes escolares, a luz do dia permite aumentar o estado de alerta e o desempenho dos estudantes.

Em hospitais, pesquisas revelam que a exposição adequada à luz natural de pacientes, em determinados tratamentos médicos, ajuda a melhorar o bem-estar e a saúde.

Seja qual for a função desenvolvida no ambiente, é de extrema importância a iluminação de uma fonte natural, seja ele residencial ou corporativo. E cabe ao profissional no processo de design de iluminação em projetos arquitetônicos e de engenharia analisar qual a melhor maneira de permitir a entrada de luz natural no imóvel.

É indicado, então, mostrar como empreendedorismo e inovação podem ser usados com eficiência. A ideia dessa postagem é mostrar que, conseguindo possuir ambos, a chance de dar certo será muito maior. O principal é seguir por aqui e, assim, ter condições de obter informações sobre esse tema importante.

Quais são os conceitos de empreendedorismo e inovação?  Os conceitos de empreendedorismo e inovação sempre estiveram ligados ao ambiente profissional. Principalmente em relação à gerencia ou mesmo às organizações como um todo, porém não para somente nisso. A principal vantagem é que hoje até mesmo na vida pessoal esses pontos são usados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code